Accra, Gana – 19 de Agosto de 2024. Hoje, iniciou-se uma sessão de formação de cinco dias, organizada pela Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), no Miklin Hotel em Accra, Gana. Este evento foca-se na utilização de ferramentas de diagnóstico e monitorização para o financiamento da saúde e reúne representantes dos países de língua inglesa membros da CEDEAO.
A cerimónia de abertura contou com a intervenção da Sra. Noma Noleen Bhebhe, Oficial de Programa para o Financiamento da Saúde (Ponto Focal) da AUDA-NEPAD. No seu discurso, ela sublinhou a importância crítica de tais iniciativas, destacando a necessidade de reforçar as capacidades no financiamento da saúde para melhorar os sistemas de saúde em toda a região.
Sra. Mercy Aburam, representante do Ministro da Saúde e ponto focal da OOAS no Gana, também fez um discurso de boas-vindas. Ela elogiou a parceria com a OOAS na prestação de apoio técnico e no reforço das capacidades dos estados membros na utilização de ferramentas de diagnóstico e monitorização do financiamento da saúde. A Sra. Aburam reafirmou o compromisso do Gana, juntamente com outros países, de alcançar a Cobertura Universal de Saúde (CUS) até 2030 — um objetivo apoiado no Gana por um forte compromisso político, legislativo e fiscal em favor das reformas no sistema de financiamento da saúde. Ela instou todos os participantes a levarem a formação a sério, enfatizando que as competências adquiridas seriam essenciais para acompanhar e monitorizar os indicadores de financiamento da saúde, fortalecendo assim o acesso a cuidados de saúde de qualidade e acessíveis para todos.
Sr. Sani Aly, Diretor de Planeamento e Informação em Saúde (DPIS) da OOAS, falando em nome do Diretor-Geral da OOAS, Dr. Melchior Athanase Joël Aïssi, expressou profunda gratidão às autoridades ganesas, particularmente a Sua Excelência Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, Presidente da República, ao governo e ao povo do Gana pelo caloroso acolhimento e apoio na organização deste evento. Ele também agradeceu aos parceiros técnicos e financeiros, incluindo a União Africana, a AUDA-NEPAD e a USAID, pelo apoio à OOAS na implementação de atividades relacionadas com a operacionalização do Centro Regional de Financiamento da Saúde da África Ocidental.
O Sr. Aly destacou que esta formação faz parte da implementação do Plano de Ação Operacional do Centro Regional de Financiamento da Saúde, que foi reforçado dentro da OOAS para servir como Hub Regional. Esta iniciativa visa apoiar os estados membros no aumento do financiamento doméstico da saúde, em conformidade com a Declaração de Adis Abeba sobre o Financiamento da Saúde, adotada em fevereiro de 2019.
Nos próximos cinco dias, os participantes irão familiarizar-se com os contextos e objetivos da Declaração de Adis Abeba, as missões dos Hubs Regionais, bem como com várias ferramentas de diagnóstico e monitorização para o financiamento da saúde. Eles também irão discutir as estruturas dedicadas ao financiamento da saúde nos Ministérios da Saúde dos estados membros, as estratégias nacionais de financiamento da saúde e as abordagens para a implementação do apoio da OOAS.