Montreal, 3 de dezembro de 2024 – O Palais des Congrès em Montreal acolhe, pela primeira vez na América do Norte, o 5.º Congresso da Cátedra Internacional Mukwege sobre “A Violência Contra Mulheres e Meninas em Conflitos”, de 3 a 6 de dezembro de 2024. Criada sob a liderança da Professora Emérita Véronique De Keyser (Universidade de Liège) e do Dr. Denis Mukwege, laureado com o Prémio Nobel da Paz, a Cátedra Mukwege é um espaço de reflexão, cooperação e ação dedicado à luta contra a violência sexual em conflitos armados.
Este evento insere-se numa abordagem sincera de reconciliação, promovida pela Universidade de Montreal (UdeM). Entre os convidados de honra, o Dr. Melchior Athanase J. C. Aïssi, Diretor-Geral da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), destacou, na sua intervenção durante a cerimónia de abertura, a importância deste evento para debater os avanços na saúde, no empoderamento e nos direitos das mulheres.
Ele sublinhou estatísticas globais que mostram que 38% dos homicídios de mulheres são cometidos por parceiros íntimos, e que 6% das mulheres foram vítimas de agressão sexual por outras pessoas. Estes números são ainda mais alarmantes em África, onde 33% das mulheres sofrem violência no decurso da vida conjugal.
As crises humanitárias e os períodos de confinamento, como os da pandemia de COVID-19, exacerbaram esta violência. Isto sublinha a necessidade urgente de investir em programas que integrem a saúde sexual e reprodutiva como um pilar fundamental da estratégia 2030 adotada pela OOAS.
A OOAS está a atuar ativamente através de três projetos regionais:
- Projeto SWEDD (Empoderamento das Mulheres e Dividendo Demográfico no Sahel), financiado pelo Banco Mundial, que reforça a capacidade dos prestadores de serviços para enfrentar as VBG;
- O Projeto DEMSAN (Demografia e Saúde Sexual e Reprodutiva), em parceria com a AFD, que visa prevenir as VBG e empoderar as adolescentes;
- projeto regional sobre “Saúde Reprodutiva e Prevenção do VIH”, com o apoio da KFW, que promove os direitos sexuais e reprodutivos através de uma rede regional de jovens juristas.
Estas iniciativas refletem o compromisso dos Estados-membros da CEDEAO em alinhar as suas políticas nacionais com as normas regionais para pôr fim à violência baseada no género.
O Dr. Melchior Athanase J. C. Aïssi concluiu reafirmando o compromisso da OOAS em reforçar as colaborações para reduzir a violência baseada no género na África Ocidental, reconhecendo que “Os trabalhos deste colóquio enriquecerão os nossos conhecimentos e práticas para um futuro melhor para todas as mulheres e meninas.”