A OOAS e o Banco Mundial organizaram em Lomé, Togo, a Terceira Reunião Anual de revisão da carteira de projectos da OOAS financiados pelo Banco Mundial

A OOAS e o Banco Mundial organizaram em Lomé, Togo, a Terceira Reunião Anual de revisão da carteira de projectos da OOAS financiados pelo Banco Mundial

Lomé, Togo – A terceira reunião anual de revisão da carteira de Projectos da OOAS financiados pelo Banco Mundial, organizada pela Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) realizou-se em Lomé, Togo, de 26 a 28 de Fevereiro de 2019.

DSC_5840.JPG

O objectivo da reunião foi a revisão da carteira de Projectos financiados pelo Banco Mundial que estão a ser implementados pela OOAS. A cerimónia de abertura da reunião foi presidida pelo Ministro da Saúde e da Higiene Pública Togolês que foi habilmente representado pela sua Directora de Gabinete. Estiveram presentes o Director Geral da OOAS, o Director de Operações do Banco Mundial para o Benim, Burkina Faso, Côte d'Ivoire e Togo com sede em Abidjan, Côte d'Ivoire, o Representante Residente do Banco Mundial no Togo, bem como a equipa de projectos do Banco Mundial e Especialistas e pessoal da OOAS.

O Banco Mundial através do Dr. Pierre Laporte, Director de Operações, reconheceu a colaboração em curso entre a OOAS e o Banco Mundial, iniciada em 2013 com um projecto de reforço das capacidades de vigilância das doenças, o Projecto de Vigilância Regional das Doenças em África Ocidental (WARDS), no valor de 10 milhões de USD, mas que se eleva actualmente a mais de 800 milhões de USD no âmbito dos diferentes projectos [Projecto Paludismo e Doenças Tropicais Negligenciadas no Sahel (P/DTN); Projecto Regional de Autonomização das Mulheres e Dividendo Demográfico no Sahel (SWEDD); Projecto Regional de Reforço dos Sistemas de Vigilância das Doenças (REDISSE); e Projecto de Harmonização da Regulação dos Medicamentos em África Ocidental (WA-MRH)].

O Dr. Laporte elogiou todos os actores e contribuintes destes projectos e exortou-os a continuarem a aprender com as melhores práticas, o que funcionou e o que não funcionou, ao mesmo tempo que melhoram a carteira dos projectos implementados na OOAS para dar um novo impulso à saúde da população.

O Director Geral da OOAS, Prof. Stanley Okolo, exprimiu o seu apreço ao Banco Mundial por todo o apoio à OOAS e instou-o a prosseguir enquanto a OOAS continuar a implementar e a fazer o melhor possível para que os efeitos dos projectos se reflictam na saúde da população.

O Ministro da Saúde e Higiene Pública do Togo, Prof. Moustafa Mijiyawa, através da sua Directora de Gabinete, a Srª. Midamegbe Akakpo, agradeceu à OOAS por escolher o Togo como local de realização da reunião de revisão. A OOAS também recebeu felicitações por todos os esforços na gestão de todos os problemas de saúde na região.

No final da reunião de revisão de três dias, a OOAS e o Banco Mundial:

  • Avaliaram o progresso feito na implementação de cada um dos projectos;  
  • Identificaram dificuldades ligadas ao sistema a todos os níveis (Planeamento, Coordenação, Monitorização e Avaliação, Aquisição, Gestão Financeira e Comunicação); e
  • Formularam recomendações práticas para reforçar a implementação das actividades planeadas.

Para além disso, o Banco Mundial formulou algumas recomendações à OOAS no sentido de garantir a melhoria da gestão geral da carteira. De entre as quais destaca-se a necessidade da OOAS:

  • Acelerar o recrutamento de posições chave para evitar a suspensão dos projectos;
  • Respeitar as regras e condições da parceria;
  • Melhorar o processo de adjudicação;
  • Garantir a sustentabilidade dos resultados dos Projectos tanto a nível nacional quanto regional.

DSC_5836_0.JPG

 

DSC_5856.JPG

 

DSC_5909.JPG

 

Organização de Saúde da África Ocidental
01 BP 153 Bobo-Dioulasso 01 / Burkina Faso
(226) 20 97 01 00 / (226) 20 97 57 75
(226) 20 97 57 72