A Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) é a instituição da saúde da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com o mandato de garantir o nível mais elevado possível de protecção da saúde das populações da região da CEDEAO. As doenças transmissíveis e não transmissíveis são das principais causas de morbilidade e mortalidade na região. Assim, a luta contra as doenças e a prevenção de epidemias estão entre as prioridades dos 15 países na região da CEDEAO e principal foco das actividades da OOAS.
O Banco Mundial forneceu uma subvenção à CEDEAO para a OOAS implementar o Projecto do Paludismo e Doenças Tropicais Negligenciadas do Sahel (P/DTN) cobrindo Burkina Faso, Níger e Mali. O projecto visa aumentar o acesso e a utilização de serviços harmonizados a nível comunitário para a prevenção e o tratamento do paludismo e de doenças tropicais negligenciadas seleccionadas nas zonas transfronteiriças dos países beneficiários.
Assim, a Organização Oeste Africana da Saúde pretende recrutar um Consultor individual para apoiar o projecto P/DTNS pela identificação, documentação e partilha das melhores práticas nos países beneficiários na região.
O objectivo geral da missão é apoiar a OOAS e o projecto P/DTN na identificação, documentação e partilha das melhores práticas nos três (3) países beneficiários na região.
De forma mais específica, o Consultor será responsável por:
- Identificar de forma participativa e consensual com base em critérios objectivos, as melhores práticas nos 3 países e na OOAS,
- Listar as más práticas constatadas,
- Fazer recomendação para a passagem à escala das boas práticas,
- Fazer recomendações para abordar as dificuldades e barreiras à implementação do projecto.