
A Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) organiza, de 30 de abril a 2 de maio de 2025, na cidade da Praia (Cabo Verde), a Reunião Anual dos Comités Nacionais de Pilotagem dos Apoios Financeiros aos Estados-Membros da CEDEAO.
Este encontro estratégico tem como principal objetivo avaliar o funcionamento dos comités nacionais de pilotagem, os apoios concedidos pela OOAS aos países e os resultados alcançados, bem como partilhar experiências, identificar pontos fortes e fracos, lições aprendidas e perspetivas futuras. A reunião reúne os membros dos comités nacionais de pilotagem, nomeadamente os Representantes Residentes da CEDEAO, membros do Comité de Administração e Finanças (CAF) da CEDEAO, parlamentares da CEDEAO, pontos focais da OOAS junto dos Ministérios da Saúde, gestores financeiros dos projetos nacionais da OOAS, bem como a equipa da Organização.
A cerimónia de abertura foi assinalada por intervenções do Diretor de Planeamento do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Sr. Demétrio Rendall, em representação do Ministro da Saúde; do Diretor Executivo do Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE), Sr. Francis Semporé, enquanto Representante Residente interino da CEDEAO em Cabo Verde; e pelo discurso oficial do Diretor-Geral da OOAS, Dr. Melchior AÏSSI.
No seu discurso de boas-vindas, o representante do Ministro da Saúde de Cabo Verde sublinhou a importância desta reunião, que permitirá fazer o balanço dos apoios prestados pela OOAS aos países, identificar os principais desafios e destacar as boas práticas na gestão dos fundos disponibilizados, destinados a melhorar as condições de vida das populações.
Por sua vez, o Representante Residente interino da CEDEAO em Cabo Verde agradeceu à OOAS pela excelente colaboração com o Escritório da Representação Residente. “Esta reunião é uma oportunidade para garantir uma melhor implementação dos projetos nos Estados-Membros”, destacou, fazendo ainda uma menção especial ao Ministério da Saúde pelo empenho demonstrado na execução eficaz dos projetos da OOAS no país. Concluiu formulando votos de uma reunião bem-sucedida em prol do desenvolvimento sustentável em África.
No seu discurso oficial de abertura, o Diretor-Geral da OOAS, Dr. AÏSSI, enfatizou a necessidade de uma gestão rigorosa e colaborativa num contexto global marcado pela redução do financiamento à saúde. Recordou ainda as principais ações desenvolvidas em 2024, nomeadamente nos domínios do acesso aos cuidados essenciais de saúde, da segurança sanitária e da produção regional de medicamentos e vacinas.